Catedral de Pedra em Canela

Inicialmente, se você está pensando em em visitar a bela cidade de Canela, não pode deixar de conhecer a Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes. A Catedral de Pedra em Canela não passa despercebida e arranca olhares de todos que passam pelo centro da cidade. Sem dúvida é uma das principais atrações turísticas e também um famoso cartão postal da cidade.

Catedral de Pedra em Canela

Como é a Catedral

Antes de tudo, a Catedral tem estilo característico gótico inglês. Possui uma torre com 65 metros de altura, e um carrilhão de 12 sinos de bronze, fabricados na Itália. Além disso, em seu interior destacam-se três painéis que são telas pintadas pelo artista gaúcho Marciano Schmitz. Assim, as obram retratam a “Aparição de Nossa Senhora”, a “Alegoria dos Anjos” e a “Anunciação”.

Aliás, Pablo Orono Herrera – escultor uruguaio e restaurador de Arte Sacra – foi quem fez os quadros. Desse modo, utilizou madeira e argila, tendo ao fundo pintura sobreposta de imagens em argila. Além do mais, os vitrais da Catedral representam a Ladainha de Nossa Senhora.

Por outro lado, o grande altar da Igreja foi esculpido em madeira, e seu tema é a Santa Ceia.

Catedral de Pedra em Canela

Conforme esperado, a Catedral foi candidata a uma das Sete Maravilhas do Brasil em 2010.

Um pouco da história da Catedral

Sem dúvida, a Catedral de Pedra em Canela é um dos maiores orgulhos da cidade. Sua construção iniciou em 1953, com projeto do arquiteto Bernardo Satori. Depois, em 1954, os alicerces estavam e andamento e em 1955 decidiu-se que a nova igreja receberia revestimento de pedra basalto. Então, em 64 estavam prontas as paredes, ao redor da antiga igreja.

Foto da Construção da Catedral

Assim, em 1965 o telhado da Catedral que conhecemos hoje ficou pronto, e no ano seguinte, pessoas da comunidade doaram os vitrais. Finamente, em 1987, ganhou um porta em madeira mogno com escultura gótica de W. Frasson.Lourdes, a padroeira de Canela.

Catedral de Pedra em Canela

Quem é de fora, pode pensar que Nossa Senhora de Caravaggio é a padroeira de Canela, mas não. Inicialmente, a padroeira seria Luísa de Marillac, em razão de Luiza Corrêa ter doado a área da Catedral de Pedra. Porém, ela ainda não havia sido proclamada santa. Então, a primeira igreja de Canela foi batizada de Lourdes, em 1926.

Sinos da Catedral

Agora, vamos conhecer um pouco mais da atração nova na cidade, o Museu Sinos da Catedral!

Primeiramente, o passeio consiste em uma subida pelo interior da torre da Catedral de Pedra em Canela. Durante a subida, um museu de arte sacra, contando a história da Catedral e do Cônego João Marchesi (seu idealizador). Assim, centenas de objetos narram a história, retratando costumes, religiosidade e cultura de Canela.

Catedral de Pedra em Canela

Por fim, o percurso acaba no Carrilhão da Independência – conjunto de sinos da torre. Desse modo, o visitante pode admirar 12 sinos em bronze, que pesam cerca de quatro toneladas. Além do mais, os sinos apresentam, em alto relevo, imagens de acontecimentos e vultos de nossa Pátria.

Ainda mais, ao chegar ao topo, você ainda poderá apreciar a magnífica vista panorâmica da cidade de Canela! É fantástico.

No entanto, o acesso ao local se dá somente por escadas (cerca de 100 degraus ao longo dos andares). Portanto, esta atividade não é recomendada para pessoas com dificuldades de locomoção.

Ademais, o passeio dura cerca de1 hora.

Dias em que ocorre: De sexta a domingo.

Horários: das 9 horas às 13 horas e das 14h30min às 18h30min.

Passeio pelo centro

Ademais, aproveite a localização da Catedral – bem no centro – e faça uma caminhada pela área central da cidade. Certamente você vai se encantar com esse fragmento delicado da Serra Gaúcha! Além disso, durante o ano acontecem vários eventos no centro de Canela.

Catedral de Pedra em Canela

Só pra ilustrar, são shows, festival de bonecos, festival de gastronomia, festa da colônia, Páscoa, Natal, Semana do Bebê, entre muitos outros. Então, se tiver sorte, você pode presenciar essas atividades!

Por último, algumas atrações da cidade próximas à Catedral de Pedra:

  • Estação Campos de Canella e Rua Coberta de Canela;
  • Feira de Artesanato e Casa de Pedra;
  • Praça João Corrêa e Multipalco – diversos eventos ocorrem lá;
  • Lojas de chocolates, vinhos, artesanatos e cafés.

Por fim, esperamos ter ajudado a tornar sua viagem para Canela inesquecível!

Sem dúvida, Canela é um destino magnífico, difícil é escolher dentre tantas atrações. Para mais informações sobre passeios e pacotes, clique aqui. 

Deixe um comentário