Tudo que você precisa saber sobre o Natal Luz de Gramado

O que é o Natal Luz?

O Natal Luz é o maior evento com temática de Natal da América Latina. Durante os meses de outubro, novembro, dezembro e janeiro a cidade de Gramado RS se transforma em um verdadeiro sonho! Suas ruas estarão todas enfeitadas e apresentações artísticas ocorrem diariamente.

Anualmente o evento traz cerca de 2,5 milhões de visitantes que chegam até Gramado em busca de todas as emoções e encantos que a cidade transmite durante o período.

Foto: Cleiton Thiele | Pórtico de Gramado Via Taquara

Onde acontece o Natal Luz?

O evento ocorre na cidade de Gramado RS, que fica na região serrana do Rio Grande do Sul. Distante cerca de 120 km da capital Porto Alegre, é o principal destino turístico do estado e o segundo mais visitado do Brasil, atrás somente do Rio de Janeiro.

Programação e datas

O Natal Luz terá para a atual edição (35ª), o maior tempo de duração da história do evento. Serão 101 dias de programação, iniciando no dia 22/10/2020 e terminando somente no dia 30/01/2021. A grade de programação e datas de cada show são disponibilizadas normalmente a partir do mês de junho.

Qual a programação gratuita do evento?

A maior parte da programação do evento é gratuita, confira:

Show de Acendimento

O show de acendimento historicamente é a apresentação que marca o início do Natal Luz de Gramado todos os anos. A apresentação ocorre em uma estrutura montada em frente à Rua Coberta, no Palácio dos Festivais. O show se dá em um formato teatral/musical bastante descontraído, onde o papai noel e seus ajudantes dão vida à cidade de Gramado através do acendimento das luzes da Avenida Borges de Medeiros.

Na 34ª edição do evento o show ocorreu diariamente às 20:00

Foto: Cleiton Thiele | Show de Acendimento

Tannenbaumfest

Esse é o evento que reúne a comunidade Gramadense para a decoração dos pinheirinhos de toda a Avenida Borges de Medeiros. Durante o evento, a cidade disponibiliza um programa onde os empresários podem se candidatar para “adotar um pinheiro”, é a oportunidade perfeita para integração de toda a comunidade junto ao evento que trás tantas coisas boas para Gramado.

Foto: Cleiton Thiele | Tannenbaumfest

Parada de Natal

A parada de Natal é uma intervenção artística que ocorre normalmente ao longo da Avenida Borges de Medeiros. Durante a apresentação diversos músicos e bailarinos contagiam toda a platéia com suas brincadeiras e coreografias. 

Foto: Cleiton Thiele | Parada de Natal | Av. Borges

Vila de Natal

A Vila de Natal em Gramado é a morada oficial do bom velhinho. No local também ocorrem diversas apresentações artísticas individuais além da visita diária (durante o evento) da Trupe de Natal, que trás muito encanto ao local.

Foto: Cleiton Thiele | Vila de Natal

Rua Coberta

A Rua Coberta é um dos locais mais famosos de Gramado e durante o evento se transforma em um verdadeiro santuário de apresentações artísticas. A programação do Natal Luz conta com dezenas de shows musicais e apresentações variadas nas dependências desse símbolo de Gramado.

Foto: Cleiton Thiele | Apresentação musical na Rua Coberta

Árvore Cantante

Todos os anos a árvore cantante recebe diversos corais do Rio Grande do Sul. Os grupos emocionam toda a platéia com suas lindas canções natalinas que são interpretadas com tanto carinho.

Foto: Cleiton Thiele | Árvore Cantante

Trupe de Natal

A trupe de natal é composta por seis dedicados artistas que percorrem o centro de Gramado emocionando a todos! Suas poesias e canções traduzem o verdadeiro significado do natal.

Foto: Cleiton Thiele | Trupe de Natal

Outras

Foto: Cleiton Thiele | Música Gaúcha na Rua Coberta

Além das atrações demonstradas acima (que não costumam mudar muito de uma edição para a outra), o evento também conta com centenas de outras apresentações artísticas que entram na grade de programação sempre como novidade. Músicos solo, bandas, bailarinos, dançarinos, orquestras  e corais são sempre adicionados no decorrer do evento.

Shows pagos (Principais)

Chegamos agora em um dos pontos altos do evento, o Natal Luz de Gramado apresenta três shows principais que são (Pagos). Esses três shows são diferentes das apresentações gratuitas, pois são super produções que contam com uma estrutura especial para cada show, além de grupos enormes de artistas.

Illumination - Show do Lago

Foto: Cleiton Thiele | Show do Lago

O Illumination ocorre no Lago Joaquina Rita Bier (que fica somente 700 metros do centro de Gramado). É um show com temática musical, onde diversos artistas contam a história da criação do mundo e do surgimento do Natal através de uma visão religiosa.

Além de ser um show bastante musical, o evento também conta com os famosos fogos de artifício que compõe parte da história que está sendo transmitida.

Consideramos esse show mais voltado para o público adulto, devido ao seu formato de conto musical e narrativas ilustradas em telões.

Uma curiosidade interessante é de que o show é narrado por uma gravação do jornalista e locutor Cid Moreira.

Sobre a estrutura: O show ocorre ao ar livre, porém a platéia tem cobertura para chuva em todos os setores do evento.

Desfile de Natal - A Magia do Noel

Foto: Cleiton Thiele | Desfile de Natal

Ideal para crianças, o evento ocorre no formato de desfile em ambiente totalmente fechado na Expo Gramado. 

Podemos considerar que o show passa por três momentos principais: O primeiro é o conto sobre o nascimento de Jesus, o segundo é o surgimento de São Nicolau (Papai Noel) e o terceiro é o desfile das mais diversas alegorias e artistas ao longo do pavilhão.

Ao prestigiar o evento você pode contar com muita irreverência e animação dos mais diversos personagens que ganham vida na passarela. São dezenas de patinadores, soldados de chumbo e figuras que vieram diretamente de um mundo mágico para fazer a alegria de crianças e adultos nessa festa linda.

A Lenda do Bosque de Natal - Teatro

Foto: Cleiton Thiele | A Lenda do Bosque de Natal

Um espetáculo em formato teatral que conta a história do sumiço do papai noel em uma vila muito distante. A partir do suposto sumiço, toda a população entra em uma incrível aventura para descobrir o paradeiro do bom velhinho e no meio do caminho acabam encontrando o verdadeiro significado do Natal.

Um show indicado para qualquer idade e toda a família. A Lenda do Bosque é um evento para quem gosta de produções bem autênticas!

Assim como o Desfile de Natal, a Lenda do Bosque ocorre também na Expo Gramado – Local totalmente fechado.

Qual o melhor mês para prestigiar o evento?

Como falamos anteriormente o Natal Luz vai do final de outubro até o final de janeiro e cada mês tem sua característica no que permeia o movimento, valores de temporada e disponibilidade.

  • Outubro: Como o evento começa nesse mês, é bem comum que do dia 22/10 até o dia 31/10 a cidade fique bem movimentada. Muitas pessoas aproveitam para vir no começo do evento (fora do grande movimento que é dezembro por exemplo) e acabam criando uma forte demanda já em outubro.
  • Novembro: Tirando os feriados no dia 02/11 e 15/11 e os dias próximos aos feriados, o mês de novembro é bacana para quem está em busca de mais tranquilidade. Os valores também não estão tão salgados comparados com o mês de dezembro e mesmo assim a cidade está oferecendo tudo o que pode oferecer no mês natalino.
  •  Dezembro: Historicamente o mês de dezembro é o mais movimentado em Gramado e região, porém se você vier do dia 01/12 até o dia 10/12 irá pegar a cidade ainda razoavelmente tranquila, é após o dia 10/12 que o movimento mais intenso começa e consequentemente os valores costumar subir um pouco.
  • Janeiro: Apesar do Natal já ter passado, a cidade de Gramado continua celebrando a data comemorativa até o dia 31/01. É um mês bem diferente de dezembro, a tranquilidade reina por aqui e mesmo assim você pode usufruir de toda a decoração e shows do evento como se estivesse em dezembro.

Como comprar ingressos do Natal Luz?

A organização do evento disponibiliza todos os anos cotas de ingressos para as agências de turismo da cidade comercializarem os tickets de forma antecipada.

Deixe um comentário