Melhores Passeios em Gramado

Viajar para Gramado é com toda a certeza a realização de um sonho. A cidade se transformou ao longo dos anos em um verdadeiro parque de diversões a céu aberto! São centenas de atrações, parques, museus e sobretudo, uma infraestrutura voltada ao turismo como nunca visto no Brasil. São tantos passeios e atrativos que fica muito difícil aproveitar tudo por aqui em poucos dias de visitação, portanto preparamos para você uma incrível lista com os melhores passeios em Gramado. Aproveite e planeje sua viagem com mais eficiência e curta ao máximo a Serra Gaúcha.

Quantos dias ficar em Gramado?

Esta certamente é uma das principais dúvidas para quem está planejando uma viagem até aqui. Quantos dias é necessário para aproveitar bem a cidade? Para responder essa pergunta precisaríamos conhecer o perfil do visitante, porém um bom período para curtir as várias opções turísticas seria a partir de 5 dias. Suponhamos que o primeiro dia seja por exemplo, check-in no hotel, uma boa refeição e um passeio leve, sobram então mais quatro dias para aproveitar tudo com mais intensidade.  

Por onde começar? Centro da cidade e arredores

Comece pelo centro de Gramado, aproveite para caminhar pelas lindas ruas da cidade! Do mesmo modo, dependendo da localização da sua hospedagem, vale muito a pena ir caminhando até o centro para poder desfrutar da bela arquitetura do local, bem como dos espetaculares pontos turísticos de visitação gratuita.

Andando pela Av. Borges de Medeiros você irá poder conhecer os seguintes locais:

Passeios rápidos pelo centro:

  • Rua Coberta: Provavelmente você já deve ter ouvido falar da famosa Rua Coberta de Gramado! Esse ponto turístico fica bem no centro, em frente ao Palácio dos Festivais e lá você encontra diversos restaurantes, lojas e cafés. Sem contar que é um dos principais palcos para eventos da cidade, com sorte você encontra algo bacana acontecendo no local.
  • Palácio dos Festivais: Esse é o local onde ocorre o famoso Festival de Cinema de Gramado! O Palácio fica em frente à Rua Coberta e, quando não está sediando o evento, se torna o cinema da cidade, recebendo semanalmente centenas de espectadores para filmes em lançamento. 
  • Fonte do Amor Eterno: Essa é para os apaixonados, mas também vale a visita para quem não está amando, ok!? A Fonte do Amor Eterno fica bem ao lado do Palácio dos Festivais; basta você ir caminhando até o final da Galeria São Pedro que irá encontrar essa bela homenagem ao amor. 
  • Igreja São Pedro: Impossível não prestigiar essa Igreja tão bela! Aproveite que você já está do lado dela, uma vez que a Igreja São Pedro fica ao lado da Galeria São Pedro e é indispensável a visita ao local.
  • Largo da Borges: Semelhantemente a Rua Coberta, o Largo da Borges é uma galeria totalmente coberta com diversas lojas, cafés e restaurantes. O local é ideal para dias de chuva, portanto dá para ficar algumas horas e curtir o ambiente com carinho. 

Nota:

Para visitar os cinco locais citados acima, você vai caminhar em torno de 500 metros e, dependendo do seu ritmo, vai levar em torno de meio dia andando de um local para o outro.

Se você começou seu passeio logo pela manhã, aproveite para almoçar pelo centro. As opções são diversas e, após andar um pouco pela rua, sem dúvida já terá feito sua escolha. Por fim, não esqueça de sair com uma roupa confortável e sapato adequado. 

Em síntese, esses locais que falamos acima são os mais centrais da Av. Borges, entretanto não são os únicos pontos de visitação. Caminhando por essa avenida você ainda irá encontrar outros locais incríveis, como a Rua Torta, Praça das Etnias, Casa do Colono e Mundo do Chocolate por exemplo.

Indo mais além...

Visto que agora você já conheceu o maravilhoso centro da cidade, chegou a hora de ir um pouco mais longe, atrás de outras belezas incríveis de Gramado. 

Lago Negro:

Esse com toda a certeza é um dos melhores passeios de Gramado! O local presenteia a todos os seus visitantes com uma natureza incrível ao redor de um lago de quase 800 metros. Portanto, prepare-se para ficar no local por pelo menos 2 horas e aproveite ao máximo os lindos e românticos pedalinhos! Não deixe de dar uma volta pelo entorno, garantimos que é uma caminhada revigorante. 

Além de ser um ponto de visitação incrível, o Lago Negro tem o acesso totalmente livre ao público, salvo o passeio de pedalinho que é cobrado a parte, assim como alimentos e bebidas que você consumir nos estabelecimentos do parque. 

O lago fica no Bairro Planalto que é considerado o mais belo bairro de Gramado por muitas pessoas, só a ida até o local já é uma alegria. Para chegar até lá, aconselhamos você ir de carro, partindo do centro você chega em 5 minutos. 

Quer saber se vale a pena alugar carro para fazer os passeios em Gramado? Confira nosso post inteiramente dedicado ao assunto.

Dica especial de transporte!

Antes de prosseguirmos com os melhores passeios de Gramado, vamos te dar uma dica incrível para se locomover por aqui. Com toda a certeza você já deve ter ouvido falar dos ônibus turísticos BusTour que circulam por Gramado e Canela, não é mesmo!? Então, esses ônibus especialmente voltados ao turista fazem um roteiro diário pelos principais pontos turísticos da região, por isso são uma ótima opção para você caso prefira fazer tudo por conta própria, sem esperar por guias e agências.

Mini Mundo, ideal para crianças:

Você já deve ter ouvido falar desse incrível parque em miniatura. O Mini Mundo é um verdadeiro presente para quem visita Gramado! O local também fica no Bairro Planalto, assim como o Lago Negro, porém um pouco mais próximo ao centro da cidade. Se você estiver com crianças no grupo esse passeio é, sem dúvida, simplesmente obrigatório. 

Em resumo, no local você encontrará cidades e cenas do cotidiano em formas de miniatura. As peças são cerca de 24 vezes menores do que os objetos reais e impressionam pela perfeição. Além das incríveis construções, o parque também dispõe de lancheria, lojinhas e eventualmente você pode ser surpreendido por personagens saídos de um mundo dos sonhos andando pelo parque.

Caso queira saber um pouco mais sobre o local, veja aqui um post completo que fizemos sobre o Mini Mundo.

Combo dos Museus:

Uma ótima opção para quem deseja economizar durante a viagem! O Combo Dreams concede sua entrada em cinco pontos de visitação muito especiais em Gramado e Canela. Ao adquirir esse passaporte você poderá conhecer os seguintes locais:

  • Museu de Cera (Gramado)
  • Super Carros (Gramado)
  • Hollywood Dream Cars (Gramado)
  • Harley Motor Show (Gramado)
  • Parque Vale dos Dinossauros (Canela)

Nossa dica é que você separe pelo menos um dia inteirinho para curtir com calma essas atrações incríveis. Dentro do pacote tem opções de diversão para todas as idades, desde os carros de época incríveis do Hollywood Dream Cars (Que com certeza farão o vovô ficar apaixonado), até os mais modernos brinquedos de simulação do Salão Super Carros para os mais jovens.

Snowland - Parque de Neve:

Se você vier até Gramado e não conhecer o Snowland, com toda a certeza não terá aproveitado o máximo que a cidade pode te oferecer. Esse incrível parque de neve artificial é hoje o principal atrativo da região e com certeza ficará para sempre na sua recordação. 

O Snowland é basicamente um complexo turístico subdividido em três áreas principais: A Montanha de Neve (Que é o local onde você encontra a pista de esqui e também outras brincadeiras com a neve), a Aréa de Alimentação que fica no segundo piso (além de restaurante e café, também é o local dos jogos eletrônicos e brinquedos infantis não relacionados com neve), e o Vilarejo Alpino onde você encontra diversas lojas além de uma incrível pista de patinação no gelo.

Caso você venha a fazer o passeio, nossa dica é que separe pelo menos umas 5 horas para aproveitar bastante o local. É muito importante que você leve roupas quentes e meias extras pois, apesar do parque oferecer o agasalho padrão, quase sempre não é suficiente se você estiver com pouca roupa por baixo.

O parque fica localizado a 7 km do centro da cidade de Gramado em direção a Nova Petrópolis. Aconselhamos você ir até o local de Uber ou carro alugado, neste caso será necessário pagar estacionamento no parque.

Um jantar inesquecível! (Noite Gaúcha)

Vir até o Rio Grande do Sul e não experimentar um autêntico churrasco? Nada disso! Ao visitar Gramado e região você tem essa incrível oportunidade gastronômica e também poderá conhecer um pouco mais da cultura do nosso estado.

A Noite Gaúcha ocorre na cidade de Canela (somente 7 km de Gramado) e promete ficar para sempre na sua memória. O Restaurante Garfo e Bombacha além de servir os convidados de forma espetacular, também apresenta um show de danças e músicas tradicionalistas impressionantes.

Comprando o jantar através do botão acima, você não precisa se preocupar com logística para chegar ao local. Dentro do pacote está incluso alimentação + show + transporte ida e volta hotel/restaurante.

Um passeio que irá te levar para o passado!

Imagine você fazer um passeio que parece ter saído de um filme antigo? Você tem essa chance  no Tour Uva e Vinho com Epopéia Italiana e Maria Fumaça. Esse tour incrível ocorre na região de Bento Gonçalves, mas tem saída diretamente dos hotéis de Gramado e Canela! Podemos garantir que esse é um dos melhores passeios para quem visita Gramado e região.

O que tem no passeio: 

  • Você vai percorrer 23 km abordo de um trem movido a vapor! O percurso se dá nas cidades de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi. Durante a viagem não faltarão música típica Italiana e Gaúcha, além de incríveis degustações de sucos e vinhos. 
  • Uma incrível visita ao parque da Epópeia Italiana! Um local totalmente dedicado à memória dos colonizadores Italianos que migraram para o Brasil no passado. No local ocorre degustação de sucos e vinhos. 
  • Durante o passeio você será levado para realizar a visitação de uma ou mais vinícolas da região. Conheça os processos de fabricação de sucos e vinhos, além de participar de incríveis degustações.

Caso sua viagem seja em época de Natal Luz

Se você tiver a sorte da sua viagem estar programada para o período do Natal Luz (22 de outubro de 2020 até o dia 30 de janeiro de 2021), terá a oportunidade incrível de aproveitar Gramado durante seu maior esplendor. O evento inegavelmente transforma a cidade e você terá muito mais para curtir além de todos os lugares e passeios que você já leu até aqui.

Bônus (Passeios em Canela)

Conforme falamos em alguns trechos acima, Canela fica somente a 7 km de distância de Gramado. Portanto não podemos deixar de colocar nessa lista dos melhores passeios de Gramado, dois passeios que ficam na verdade em Canela.

Prometemos para você que eles realmente valem a pena e é provável que você fique um pouco mais pela cidade para aproveitar outras belezas do local.

Catedral de Pedra (Canela)

Com cerca de 65 metros de altura, a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Lourdes é um dos símbolos máximos da cidade de Canela e também da Serra Gaúcha.

Sem dúvida, o local um ponto de visitação indispensável para você que veio até a região. Durante o dia a igreja já é impressionante, porém caso você queira ver ela toda iluminada, deixe para ir até o local durante a noite.

O acesso é totalmente gratuito e quanto a localização não é necessário falarmos aqui, pois ao chegar no centro de Canela você já verá de longe essa imponente construção.

Parque do Caracol (Canela)

Assim como a Catedral de Pedra, o Parque do Caracol (onde fica a Cascata) é um dos locais indispensáveis para quem visita a região. Com aproximadamente 130 metros de altura, essa queda-d’água é um verdadeiro presente aos olhos do visitante.

O parque fica a 14 km de distância do centro da cidade de Canela. Para chegar até o local indicamos o uso do aplicativo Uber ou carro alugado. Os ingressos são vendidos somente na bilheteria do parque.

Saiba mais sobre esse incrível ponto turístico nesse post especial que preparamos sobre o local.

Chegando ao final do passeio...

Enfim, chegamos ao final do nosso guia com os melhores passeios por Gramado e região, porém queremos deixar bem claro que tudo isso que vimos não é nem metade de tudo que existe de bacana para se fazer e conhecer por aqui. Entretanto, podemos lhe garantir que fazendo o roteiro citado acima, você já estará em um ótimo caminho para aproveitar o melhor que a Serra Gaúcha pode te oferecer. 

Caso você ainda não tenha contratado transfer aeroporto/Gramado, clique no botão abaixo para verificar algumas opções:

Conheça alguns outros parques e passeios da região clicando no botão abaixo:

Deixe um comentário